Historia

Ulme era uma das localidades mais povoadas no limite de Santarém, pois contava no total cerca de 950 habitantes. A vila é atravessa pela ribeira do mesmo nome e é nas suas margens que se produz o seu famoso arroz. Nesse tempo, as águas da ribeira moviam azenhas e moinhos para o descasque do arroz. Foi esta a sua primeira indústria. A freguesia tem também várias barragens onde se pode pescar. Os edifícios são geralmente de um só andar, são caiadas com barras de cores diferentes o que, em tempos idos indicava o seu proprietário.

Na sua situação geográfica existe uma simbiose quase perfeita de planicie e montanha de onde resultaram características e aspectos originais na sua cultura secular.

 

Segundo a lenda terá sido fundada por ULMA, um general romano ao serviço de césar, enquanto, outros autores acreditam que tenha a sua origem numa colónia alemã de cidade  de Ulm (cidade onde nasceu Albert Einstein em 1879).

No entanto, pelos vestigios encontrados no local, tudo aponta para que o seu povoamento seja muito anterior a esse  evento.

Em todo o caso, Ulme pertenceu desde o séc.XV à casa dos Silvas, senhores de Vila Nova de Foz-Côa e Mação, tendo passado após a revoluçao de 1640 para a Casa da Rainha D.Luis de Gusmão.